PREFEITURA DE JANUÁRIA REALIZA 182 CIRURGIAS DE CATARATAS – Prefeitura de Januária-MG

PREFEITURA DE JANUÁRIA REALIZA 182 CIRURGIAS DE CATARATAS

A Prefeitura de Januária, por meio da secretaria municipal de Saúde, está realizando, na cidade Manga, de forma gratuita, 182 cirurgias de Cataratas, em 109 filhos de Januária, sendo 73 nas duas vistas e os outros 36 em um olho. Um trabalhando constante buscando todas oportunidades para ofertar qualidade de vida à população, ano passado foram 68 e agora zerando uma histórica fila de espera por essencial beneficio em saúde pública.
Dando toda atenção, na tarde de quinta-feira (21/02), no auditório do Centro de Atendimento Especializado – CAE – (antigo Viva Vida), bairro Jussara, parte alta da cidade, reunião com estes pacientes e familiares prestando todas informações necessárias, documentações, risco cirúrgico e afins, relacionadas as cirurgias que acontece na sexta-feira (22/02) aos de uma vista, e na próxima quarta e quinta-feira (27 e 28/02) aos restantes. A Administração: “O Futuro é Agora”, ofertará, também, o transporte de ida e volta.
“Agradeço a Deus e a prefeitura de Januária que me garantiu, e esta cumprindo, a graça de realizar esta cirurgia, que há anos eu buscava sem conseguir”, disse o senhor, Osvaldo Oliveira de Souza, 67 anos, morador do bairro Alvorada, região da grande Cerâmica.
A catarata é uma lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino, comprometendo a visão. A doença vai evoluindo aos poucos e, às vezes atinge primeiro um olho, depois o outro. O único tratamento para catarata é a cirurgia onde o cristalino danificado é substituído por uma lente artificial e o olho recupera a função perdida.