PREFEITURA DE JANUÁRIA REALIZOU AVALIAÇÃO REGIONAL DOS PLANOS MUNICIPAIS DECENAIS DE EDUCAÇÃO – Prefeitura de Januária-MG
EDUCAÇÃO GERAL

Atuando como polo de referencia regional, em boas praticas educacional, a Prefeitura de Januária, por meio da secretaria municipal de Educação, desenvolve metodologias de qualificação profissional, compondo o cronograma de ações de governo.

Após produtivo encontro, no final do mês de março, com secretários de Educação e Prefeitos, foi realizando no campus Unimontes, região central da cidade, terça-feira (11/04), simpósio com as equipes técnicas dos 19 municípios, jurisdicionados ao polo Januária, para repasse do monitoramento e avaliação dos Planos Municipais Decenais de Educação.

Segundo a coordenadora, Kátia Frota, cada município recebe, nestes encontros mensais, formação para assistência ao Plano, mediante metodologia oferecida pelo ministério da Educação, em seus diversos setores de atuação.

A Emenda Constitucional nº 59/2009 determina que os planos decenais de educação sejam instrumentos de planejamento, suplantando, inclusive, períodos de governo, assim, o exercício constante de ações, avaliação e monitoramento se fazem indispensáveis, devido à envergadura e ao longo prazo de sua execução.

Este processo de alta avaliação, segundo a secretária, Jane Meireles, tem caráter de flexibilidade, com objetivo de atingir as metas propostas, assinalar eventuais lacunas e projetar as transformações necessárias para concentrar e atender as demandas da sociedade, de modo a concretizar os direitos constitucionalmente consagrados a todos os cidadãos, consolidando, assim, o Plano Nacional de Educação.

Na atual conjuntura, exige o monitoramento, devendo ser entendido como exercício constante de aproximação da gestão como a sociedade, num trabalho coletivo e democrático, em que o estudante seja o principal beneficiado, finaliza o prefeito, Dr. Marcelo.