SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE JANUÁRIA ESCLARECE: – Prefeitura de Januária-MG

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE JANUÁRIA ESCLARECE:

O hospital municipal de Januária por meio da secretaria municipal de saúde esclarece a população e aos órgãos competentes, a respeito do triste episódio do óbito materno de Danilza Pereira de Meira, ocorrido no dia 28/02/2019.A parturiente deu entrada pelo pronto atendimento no dia 27/02/2019 as 13:23 hs. Passando pela triagem onde a mesma relatou que não se alimentava a 07 dias, sendo identificado palidez cutânea e icterícia, mas com o estado geral preservado. Queixava-se ainda de dor pélvica, lombar e náusea. Ao exame físico apresentou pressão artérial de 130 x 80 mmHg.

Foi encaminhada para maternidade do HMJ(Hospital Municipal de Januária), ao qual após avalição do médico plantonista foi internada. Permaneceu no pré- parto sob a supervisão da equipe de enfermagem, com avaliação de evolução do trabalho de parto dentro dos critérios clínicos de normalidade. Teve amniorrexe (rompimento da bolsa) espontânea as 00:30 hs. Apresentou colo uterino dilatado completamente as 03:00 hs, evoluindo para parto vaginal as 03:40hs.O parto ocorreu sem intercorrências e conduzido pelo médico plantonista.

Durante o pós-parto, precisamente as 04:00hs, a puérpera apresentou sangramento vaginal aumentado, sangue este de aspecto completamente incoagulável. Após avaliação médica, foram iniciados procedimentos a fim de reverter o quadro clínico da mesma, incluindo medicações, infusão venosa abundante de soros apropriados e hemotransfusão em caráter de extrema urgência. Apesar dos esforços realizados, infelizmente não foram obtidos sucesso. Estes acontecimentos foram presenciados por familiares durante todo o tempo na enfermaria.

A equipe do hospital municipal de Januária e secretaria municipal de saúde se solidariza com os familiares, e reforça o compromisso de prestar assistência, não se isentando de suas responsabilidades. Ressaltamos que não foram omitidos nenhum tipo de assistência. Pois o HMJ possuía no momento a equipe completa, composta por médico, enfermeiro e equipe de enfermagem, assegurando ainda, todos os recursos disponíveis e compatíveis com o seu nível de complexidade para parto de baixo risco.
De acordo com os indicadores de óbitos maternos do HMJ, durante o período de maio de 2018 a fevereiro de 2019, foram realizados cerca de 900 partos, sendo este o único caso de óbito materno.

A comissão de investigação de óbito materno e infantil do HMJ em conjunto com o comitê municipal de investigação de mortalidade materno infantil, iniciaram os trabalhos para investigação da causa básica da morte, com a finalidade de subsidiar ações futuras para o aprimoramento das condutas praticadas pelo HMJ.

Deyvison Oliveira Dias
Secretario Municipal de Saúde