SECRETÁRIO DE ESTADO E TURISMO VISITOU O PARQUE NACIONAL CAVERNAS DO PERUAÇU – Prefeitura de Januária-MG

SECRETÁRIO DE ESTADO E TURISMO VISITOU O PARQUE NACIONAL CAVERNAS DO PERUAÇU

Após receber o secretário-adjunto de Estado e Turismo de Minas Gerais – Setur -, Gustavo Arraes, na primeira quinzena de agosto, o chefe do executivo januarense realizou no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu – PNCP -, agenda positiva com o titular da pasta do Governo de Minas, Dr. Ricardo Farias, aproximando laços de reciprocidade entre a Administração: “O Futuro é Agora” e as politicas públicas do Governo do Estado pelo fortalecimento da vocação turística do município de Januária.

Acompanhado do secretário municipal de Turismo realizou reunião de trabalho com o representante do governador, Fernando Pimentel, detalhando as potencialidades turísticas do município, em especial da unidade ambiental, que o secretário conheceu “in loco”, no período da manhã, em processo de reconhecimento pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura Unesco -, como Patrimônio da Humanidade, quando diversas demandas foram apresentada ao representante do Governo de Minas.

O Sítio Arqueológico do Peruaçu um dos maiores, mais completo e exuberante patrimônio da humanidade, com 6,8 mil hectares, localizado em Januária na comunidade de Fabião está sendo preparado, com todos os cuidados e planos de manejo para visitação pública. Uma iniciativa compartilhada, entre o Instituto Chico Mendes da Biodiversidade – ICMBio e municípios, com o objetivo de inserir a potencialidade socioeconômica do turismo ecológico na cidade e região.

O Parque, segundo levantamento, tem capacidade para até 320 visitantes por dia. Entre as várias atrações, as grutas do Janelão, Caboclo, Carlúcio, Rezar, Bonita, Índio, Boquete e Desenho se destacam, oferecendo aos visitantes momentos únicos de contemplação do que há de mais belo proporcionado pela ação da natureza em toda a sua magia e mistérios.

Um patrimônio geológico e arqueológico, formado pela diversidade das características naturais do cerrado, floresta estacional e mata atlântica, compondo a fauna, flora, recursos hídricos e demais atributos bióticos e abióticos da exuberante paisagem. Entre as espécies animais se destacam o Lobo Guará, Cachorro Vinagre, Tatu-Bola, Tamanduá Bandeira, Onça Parda e Pintada. Nesta obra prima da natureza, há indícios de presença humana, entre 11 a 12 mil anos atrás, por meio de esqueletos, cerâmicas, pinturas que indicam o cotidiano dos “paleoíndios”.