VIGILÂNCIA SANITÁRIA REALIZA APREENSÃO DE CARNES NO COMERCIO DE JANUÁRIA – Prefeitura de Januária-MG
GERAL SAÚDE VIGILÂNCIA SANITÁRIA

VIGILÂNCIA SANITÁRIA REALIZA APREENSÃO DE CARNES NO COMERCIO DE JANUÁRIA

Trabalhando em defesa dá qualidade alimentar da população a coordenadoria municipal de Vigilância Sanitária, jurisdicionada a secretaria municipal de Saúde, realizou nesta segunda-feira (29/01), no comercio de Januária, apreensão de expressiva quantidade de carne bovina com estado improprio ao consumo humano.

Segundo o coordenador, Carlos Alberto Lima, o consumo de carne estragada pode trazer agravos à saúde da população, pois exposta em temperatura ambiente favorece a proliferação de bactérias, podendo levar a surtos de contaminação, porém a mais comum são os coliformes, isso devido a problemas de higiene e manuseio inadequado.

É importante lembrar que “Se a carne não for abatida de forma adequada, nem mantida em conservação a frio ou durante o transporte não garantir a manutenção da temperatura, tudo isso pode ser um problema para a saúde do consumidor” ressalta o agente sanitário.

Fique atento, alerta Carlos Alberto, “Quando for adquirir carne verifique, se há selo de inspeção e após a compra congele a carne vermelha por no máximo 15 dias, ficando sempre atento a higiene do local de comercialização, assim como do vendedor”. Algumas características podem ajudar a verificar se a carne está adequada ao consumo, como a textura firme, cheiro característico e cor vermelha natural. “No momento da compra questione a procedência do alimento, avalie se o estabelecimento tem alvará e se realmente tem garantias do processo higiênico-sanitário” alerta.

De responsabilidade da Vigilância Sanitária a fiscalização é diária. Para denunciar algum tipo de irregularidade, sanar dúvidas ou obter mais informações, entre em contato com o Departamento Municipal, na Praça Sagrada Família, 123, Centro, de segunda a sexta-feira, das 08hs ás 12hs e das 14hs às 18hs ou pelo e-mail visajanmg@yahoo.com.br.