VIGILÂNCIA SANITÁRIA REALIZA APREENSÃO DE MAIONESES CASEIRAS EM LANCHONETES E HAMGURGUERIAS DE JANUÁRIA – Prefeitura de Januária-MG
GERAL SAÚDE VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Sempre vigilante em defesa dá qualidade alimentar da população a coordenadoria municipal de Vigilância Sanitária, jurisdicionada a secretaria municipal de Saúde, realizou durante plantão noturno, de segunda-feira (08/01), quantidade expressiva de maioneses caseiras, cerca de 6 quilos, em diversas lanchonetes e hamburguerias de Januária.

Segundo o coordenador, Carlos Alberto Lima, esta pratica de comercialização de alimentos está proibida pela resolução da secretaria estadual de Saúde, n° 0124, de 23 de junho de 2003, e que a desobediência constitui infração sanitária, sujeita às penas de apreensão de material e interdição do estabelecimento por tempo indeterminado. No entanto, ressalta Lima, mesmo após reuniões e diversos trabalhos de orientações realizados pelos agentes sanitários, junto aos comerciantes, ainda assim, insistem em fazer a utilização do produto, colocando em risco a saúde do consumidor.

A maionese caseira, por conter mais gordura e ovos do que a industrializada possui risco de contaminação, pois são acrescentados sem cozimento à mistura, sendo, portanto, uma fonte de contaminação de bactéria, conhecida como Salmonela, que causa infecção intestinal por alguns dias, levando, em alguns casos, até a internação hospitalar. Alerta, também, que a falta de higiene durante a manipulação é um fator de risco no consumo deste alimento altamente perecível.

“Pelo resguardo da saúde alimentar dos januarenses e visitantes, a Vigilância Sanitária manterá os trabalhos de fiscalização noturna, e para que os trabalhos corram sempre bem é necessária a compreensão e colaboração de todos, em especial dos proprietários de estabelecimentos que comercializam alimentos”, Finaliza Carlos Alberto Lima.

Para denunciar algum tipo de irregularidade, sanar dúvidas ou obter mais informações entre em contato com o departamento situado na Praça Sagrada Família, 123, no centro da cidade, no horário comercial  ou pelo e-mail visajanmg@yahoo.com.br.