PROGRAMA “MAIS MÉDICOS” SE FORTALECE EM JANUÁRIA E REGIÃO

Trocando experiências e acertando protocolos de atendimentos, em saúde pública, nesta quinta-feira (12/12), no auditório da Gerencia Regional de Saúde – GRS -, região central da cidade, profissionais médicos, da microrregião de Januária, estiveram reunidos discutidos o tema: “Ponto de Efetivação da Prática Educacional”. Presente o secretário de Saúde, Deyvison Diaz, e a coordenadora da Atenção Primária, enfermeira Daiane Guedes, avaliaram de forma positiva os resultados da iniciativa que teve como público alvo os médicos do Programa no município de Januária e mais outros 06 da região.

Apoiando o evento a Prefeitura de Januária, por meio da secretaria municipal de Saúde. Nas dinâmicas, entre outras interatividades, palestras com a Drª Fátima, Angiologista, e o Dr. Mariano, hanseologista, ambos especialista em Saúde da Família e preceptores do “Mais Médicos” na micro região de Januária.

O Programa Mais Médicos soma a um conjunto de ações e iniciativas do governo para o fortalecimento da Atenção Básica.  Sendo esta a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde  – SUS -, que está presente em Januária e próxima de todas as comunidades.

É neste atendimento que 80% dos problemas de saúde são resolvidos. O programa vem fazendo uma profunda reestruturação na formação médica do municipio. É por esse eixo que é possível fazer frente, em caráter permanente, ao problema da falta de profissionais, solucionando-o de maneira definitiva. Assim, integram o Programa um plano de expansão da graduação e da residência médica e importantes mudanças no modo de formar médicos e também especialistas.