CERCA DE 200 CÃES E GATOS FORAM VACINADOS CONTRA RAIVA NAS COMUNIDADES DE SÃO BENTO E RODA D’ÁGUA – Prefeitura de Januária-MG

Mantendo o cronograma de imunização, a Prefeitura de Januária, por meio da coordenadoria municipal de Endemias e Vigilância Ambiental, jurisdicionada a secretaria municipal de Saúde, nesta semana, realizou cerca de 200 vacinas, canina e felina, nas comunidades de São Bento e Roda d’Água, distrito do Tejuco, 20 quilômetros da cidade. Iniciada há 02 meses, após atender a cidade,  a campanha agora se concentra extensa zona rural do município.

segundo o coordenador, Adaílton Viana, a municipalidade tem a previsão de vacinar cerca de 10 mil cães e 03 mil gatos, mediante um cronograma de vacinação onde a população está levando os animais para devida imunização com a vacina antirrábica.

Transmitida por meio da saliva dos animais contaminados, a raiva é passada, principalmente, pela mordida dos animais doentes – sejam eles gatos ou cães. Nos cachorros e no homem o vírus da doença pode permanecer encubado por até dois meses antes que os seus sintomas, bastante similares, comecem aparecer; sendo que, nos gatos, a doença destaca sinais diferenciados, mas não menos agressivos.