PREFEITURA REALIZA ATIVIDADES DO NOVEMBRO AZUL COM AÇÕES DE COMBATE AO CÂNCER DE PRÓSTATA – Prefeitura de Januária-MG

Promovendo atividades que possibilite o engajamento do homem na participação de ações em saúde pública e preventiva  efetivando, assim, ações de governo preconizado pelo programa “Novembro Azul”, a  secretaria municipal de Saúde, por meio do departamento de Atenção Primária, no prédio administrativo da Prefeitura de Januária, na manhã de terça-feira (19/11), realizou palestras, dinâmicas de orientações ao combate do câncer de Prostata.

Com participação de servidores municipais interagiram, entre outros presentes, o secretário de Saúde, Deyvison Diaz, e a coordenadora da Atenção Primária, enfermeira Daiane Guedes, realizaram dinâmicas e palestras sobre as formas de prevenções contra esta doença que, se não evitada, é uma das principais causa morte do sexo feminino. Complementados com praticas de atividades físicas, alongamento e relaxamento, por Marcus Vinicius, Prevenção Ao cancer de prótata, pela médico, Dr. Marconi, e Psicologia masculina, com o psicologo, Daniel Guedes.

Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o referido mês para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

A doença pode não apresentar (ou apresentar poucos) sintomas em sua fase inicial. Em alguns casos, os sinais são parecidos com os do crescimento benigno da próstata, dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. Na fase mais avançada, o paciente pode ter dores nos ossos, sintomas urinários ou, nos casos mais graves, infecção generalizada ou insuficiência renal.