PREFEITURA RECEBE REPRESENTANTES DO BANCO DO NORDESTE POR AÇÕES DE APOIO AO PRODUTOR RURAL DE JANUÁRIA – Prefeitura de Januária-MG
AGRICULTURA GERAL

Sempre buscando alternativas que funcione como instrumento de apoio ao produtor Rural de Januária, na manhã desta quinta-feira (03/10), a Administração: “O Futuro é Agora” recebeu os representantes do Banco do Nordeste do Brasil – BNB -, João Nilton Castro Martins, superintendente Estadual, Norival Ferreira das Flores e Cícero de Almeida Borem Junior, Gerente-geral e de Negócios, respectivamente, da agencia local, em tratativas por ações conjuntas, entre Prefeitura de Januária e a Instituição Financeiras, visando investimentos na cadeia produtiva, desde a plantação, criação, logística e comercialização.

Entre as diversas abordagem, destaque para o programa AgroNordeste, lançado pelo governo federal, na última terça-feira (01/10), por meio de Medida Provisória  – MP -, que deve fazer aporte de 5 bilhões de reais  no agronegócio do Nordeste, contemplando também duas cidades de Minas, sendo Januária e Salinas.

O programa conta com uma série de ações ligadas a ampliação de crédito, à desburocratização de transações rurais e ao financiamento de dívidas de produtores. Entre as medidas está o chamado Fundo de Aval Fraterno – FAF -, que permitirá aos produtores obter garantia solidária para renegociar eventuais dívidas de operações de crédito rural. Esse fundo pode ser criado com a participação de 02 a 10 produtores e cada um deles pode entrar com até 4% do financiamento total solicitado.

Na região de Januária farão parte Bonito de Minas, Chapada Gaúcha, Cônego Marinho, Icaraí de Minas, Itacarambi, Juvenília, Manga, Matias Cardoso, Miravânia, Montalvânia, Pedras de Maria da Cruz, Pintópolis, São Francisco, São João das Missões e Urucuia.