PREFEITURA TRABALHA NO COMBATE DO SARAMPO E COQUELUCHE EM JANUÁRIA – Prefeitura de Januária-MG

PREFEITURA TRABALHA NO COMBATE DO SARAMPO E COQUELUCHE EM JANUÁRIA

Atenta ao resguardo da população em oferta de serviços preventivo, a Prefeitura de Januária, por meio da secretaria municipal de Saúde, na terça-feira (01/10), no auditório da Superintendência Regional de Ensino – SRE -, região central da cidade, realizou Seminário sobre as Emergências em Saúde Pública: Sarampo e Coqueluche, coordenado pelos setores de Imunização e Vigilância em Saúde.

“Um evento de suma importância, montando estratégias e qualificando nosso profissionais para o combate destas doenças que, infelizmente, estão voltando”, disse o secretário, Deyvison Diaz.

Segundo a coordenadora de Imunização, enfermeira Aynara Viana, “Tendo em vista o reaparecimento de muitos casos de Sarampo em vários Estados, inclusive em Minas Gerais, e as subnotificações da coqueluche. Notou-se a importância da realização desse evento”.

Nesta ação de governo, o médico, Dr. Eustáquio de Azevedo, com cerca de 40 anos de atuação na cidade, a convite, passou suas experiências clínicas dessas doenças para os profissionais médicos e enfermeiros do município. Em seguida, Aynara abordou a  epidemiologia e a importância na imunização, sendo que são doenças preveníveis por vacinação e estão disponíveis na rotina da rede básica de saúde de acordo com o calendário vacinal. A técnica de laboratório, Ingrid Sharlaine, alertou que é imprescindível as notificações, ressaltando da importância do tempo de atuação para bloqueio vacinal , sorologia e investigação.